O coração dos mamíferos têm quatro cavidades, duas aurículas e dois ventríulos, onde não há possibilidade de ocorrer mistura de sangue. Por isso, nestes animais, a circulação é dupla e apresenta uma circulação completa.
As artérias tem uma parede espessa e elástica. As veias têm parede flácida e menos espessa que a das artérias. A parede dos vasos capilares é muito fina e contituida por uma só camada de células. O miocárdio é mais fino ao nível das auriculas do que a nível dos ventrículos e neste é mais fino no ventrículo esquerdo do que no direito. A comunicação de cada uma das aurículas com o ventrículo do mesmo lado é regulada pela a válvula tricúspide e a válvula bicúspide. Estas impedem que durante a sístole ventricular o sangue passe para as aurículas. No inicio da artéria pulmonar e no inicio da artéria aorta existem as válvulas semilunares que impedem o retrocesso do sangue para o coração.
1. Início da diástole, abertura das válvulas tricúspide e mitral e enchimento ventricular
2. Fechamento das válvulas de entrada, final da diástole
3. Contracção ventricular, abertura das válvulas pulmonar e aórtica - sístole ventricular
4. Final da sístole ventricular, fechamento das válvulas pulmonar e aórtica
5. Reinício da diástole atrial e ventricular
Patrícia Ribeiro e Ana Silva
3 comentários:
Talvez fosse boa ideia colocar a identificação geral do blogue no início do template, para poder ser visto logo que se entre no blogue.
Os mapas estão muito bem construidos; as figuras são adequadas, mas estão a esquecer-se de assinar os posts.
mas o que é o sistema circulatório???
Epa graças a ti a minha vida mudou...sinto-me mais inteligente =)
Obrigado v-i-a-d-o
Enviar um comentário